PREFEITOS TONINHO DO CAFÉ E PEDRO TABORDA EM ATO INÉDITO, CORRIGEM A DIVISA DOS MUNICIPIOS DE GRANDES RIOS E RIO BRANCO DO IVAÍ

Um feito histórico marcou está segunda-feira, dia 13 de dezembro, após uma causa ter sido levantada no início do ano. Durante a visita do Deputado Estadual Evandro Araújo em Grandes Rios, o Vereador Geovani Alves levantou o errou da divisão da divisa entre os municípios de Grandes Rios e Rio Branco do Ivaí onde fica a comunidade de Flórida do Ivaí, visto que a localidade considerada de Grandes Rios estava oficialmente pertencendo a Rio Branco do Ivaí, o Deputado manifestou que se houvesse interesse na correção por ambos os municípios uma lei poderia ser criada seguindo os tramites estabelecidos pelas leis brasileiras. Foi ai que a partir desta conversa o Prefeito Toninho do Café nomeou o Diretor de Turismo Júnior para cuidar dos tramites e abrir as conversas com o município de Rio Branco do Ivaí, IBGE e IAT. Durante o ano reuniões foram feitas em Grandes Rios, em Rio Branco do Ivaí, em Curitiba na sede do IAT, onde o Prefeito Pedro Taborda esteve presente acordando com os representantes da Instituição o menor impacto territorial possível para o município de Rio Branco do Ivaí e na própria comunidade de Flórida do Ivaí, onde os Vereadores Geovani e Ailton Franco acompanhados de Júnior, conversaram com a população local e junto com os moradores de Flórida do Ivaí, definiram uma linha divisória que foi apresentada ao IAT. O IAT (Instituto Água e Terra) é um órgão do Governo Estadual responsável entre outras delegações, pela geografia e cartografia do Estado do Paraná, o que inclui as divisas municipais, onde um termo de ajuste de divisas foi elaborado pelo Gerente de Geociências e Divisão de Limites Municipais do IAT, o Sr Amauri Simão Pampuch e apresentada pelo Diretor de Gestão Territorial do IAT Amilcar Cavalcante Cabral na tarde desta segunda-feira (13) na Câmara Municipal de Grandes Rios aos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, que em comum acordo concordaram de forma unanime com a nova divisão territorial entre os dois municípios. Participaram do ato os Prefeitos Toninho do Café e Pedro Taborda; os Vereadores de Grandes Rios Paulo Sergio (Jacaré), Geovani Alves, Ailton Franco e Rosilene Loreta Nunes; os Vereadores de Rio Branco do Ivaí José dos Santos (Pararu) e Claudinei Geremias; José Roberto, Assessor do Deputado Estadual Evandro Araújo e o Diretor de Turismo de Grandes Rios Júnior.