Grandes Rios terá a coleta seletiva do lixo

O Prefeito Toninho do café juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, Maria Camargo e o Secretário de Planejamento, Valderei Fitz, com a presença do Presidente da Câmara de vereadores, Paulo Sergio Machado, realizaram hoje (24/03) uma reunião com a Associação dos Catadores de Reciclados de Grandes Rios, o Município estará implantando em breve a coleta seletiva do lixo residencial e no comercio local, gerando várias vantagens social, ambiental e financeira. Nos próximos meses a gestão estará convidando professores, lideranças religiosas, sindicatos, vereadores e comerciantes para reunião onde será apresentado e discutido o cronograma da coleta. Serão implantados dias específicos para coleta do lixo reciclável e o lixo úmido (não reciclável). O lixo deverá ser separado entre papéis, latinhas, caixas de leites, vidros, entre outros, e armazenados em sacolas separadas, na frente da casa ou comércio, de acordo com o dia da coleta. Em Grandes Rios já temos famílias que vivem da reciclagem, onde cada tipo de material tem um destino diferente, e, é bem mais fácil o seu trabalho quando o lixo é separado nas sacolas por tipos de produtos. O principal é separar o resíduo seco do úmido, tirar o excesso de alimentos das embalagens e armazenar em sacolas separadas, assim o nosso trabalho é mais fácil, rápido e os recicladores sofrem menos acidente e riscos de contaminação. Essa implantação deve contar com a colaboração da população para que a nossa cidade se torne um modelo, pois, as vantagens vão vir com o tempo gerando emprego, renda para os catadores e protegendo o meio ambiente. A sociedade deve participar ativamente no processo da coleta, fazendo a separação do seu lixo, incentivando e ensinando a todos sobre as formas de reciclagem e separação do lixo.