Nota Orientativa para o feriado de finados (02/11)

Secretaria Municipal de Saúde informa, Nota Orientativa para o feriado de finados (02/11). A recomendação é a de manter distanciamento, evitar deslocamentos desnecessários, aglomeração e cuidar da sua higiene das mãos. São medidas conhecidas e simples, mas que podem salvar a vida de muitas pessoas. PraCegoVer Imagem exibe orientações para quem for frequentar os cemitérios do município de Grandes Rios - PR com o seguinte texto: NOTA DE ORIENTAÇÃO PREVENÇÃO E CONTROLE DE PROLIFERAÇÃO DO COVID-19 A Secretaria Municipal de Saúde de Grandes Rios RECOMENDA: Para a DATA DE FINADOS (02/11), em que costumeiramente as pessoas se deslocam até os cemitérios, seguem abaixo as principais orientações. • Fica proibida qualquer estratégia que provoque aglomeração de pessoas nas entradas desses locais; • É obrigatório o uso de máscara por todos visitantes e trabalhadores do cemitério; • As pessoas que estejam em visitação devem, além de manter o afastamento mínimo de 1,5 metro dos demais, evitar tocar nos objetos, pessoas e superfícies; • As crianças e pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes, e portadores de doenças crônicas) não devem frequentar os cemitérios nos dias reservados para visitação de finados; • A visita ao cemitério deve ser breve, individual ou com limitação de apenas duas pessoas da mesma família no local; • O tempo de permanência dos visitantes nos cemitérios deve ser o mínimo possível, sempre evitando as aglomerações. Recomenda-se estabelecer o prazo máximo de 30 minutos por pessoa para visitação; • Todos os tipos de cumprimento social devem ser evitados entre os visitantes que comparecerem ao cemitério; • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem a higienização prévia das mãos; • Se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado (Higiene respiratória) ou lenço de papel; • Não compartilhar objetos de uso pessoal como fósforos, isqueiros, velas e outros; • Recomenda-se que neste dia não se faça a queima de velas em cruzeiros, devido à grande aglomeração de pessoas nesse ponto do cemitério; • AS PESSOAS SUSPEITAS OU CONFIRMADAS PARA COVID-19 NÃO DEVEM SE DESLOCAR ATÉ O CEMITÉRIO.