VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 É INICIADA EM GRANDES RIOS COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Grandes Rios iniciou a aplicação das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no início da manhã desta quarta-feira (20) no Posto de Saúde Central. A primeira a receber a dose foi a enfermeira Ines Maria dos Reis, de 51 anos, às 08h28. A escolha da mesma se deu por atuar por 31 anos na saúde do município, dos quais 14 anos dedicados a sala de vacinas, um reconhecimento público pelos serviços prestados e o cuidado com todos que por ela foram vacinados nos últimos 14 anos.
Os primeiros imunizados na cidade são trabalhadores da linha de frente do combate a Covid-19.
As 106 doses chegaram na cidade por volta das 17h30 desta terça-feira (19) e foram levadas para a Unidade Básica de Saúde local. Segundo a Secretaria de Saúde, continuam ser imunizados os profissionais da linha de frente da Saúde e os idosos do Lar São Vicente de Paulo.
As doses vieram escoltadas pela Polícia Militar de Grandes Rios, que buscaram a carga na Regional de Saúde em Apucarana, juntamente com a Secretária da Saúde Marli Ignacio de Almeida e o Vice Prefeito Renato Nunes.
A secretária declarou que as doses iniciais servirão para imunizar aqueles que estão em contato direto com a pandemia desde o início. O Prefeito Antonio Ribeiro da Silva, “Toninho do Café”, definiu o momento da chegada da vacina como histórico e rodeado de esperança. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a regional de saúde de Apucarana recebeu um total de 4 mil doses nesta terça-feira. As vacinas da Regional de Apucarana chegaram no aeroporto de Londrina às 11h15 desta terça-feira.
Campanha de vacinação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná começou na segunda-feira (19), em Curitiba, quando a enfermeira da linha de frente do combate à pandemia Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, recebeu a primeira dose do estado no Hospital do Trabalhador.
O início da campanha estava previsto para acontecer simultaneamente em todo o Brasil na quarta-feira (20), mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou que os estados adiantassem a imunização para segunda-feira.
A primeira remessa com 265 mil doses de vacina chegou ao Paraná na noite de segunda-feira (18), e as caixas com os imunizantes foram distribuídas para as cidades do interior na manhã desta terça-feira.
Nesta primeira fase, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) prevê que 126 mil pessoas sejam imunizadas. Cada uma delas receberá duas doses da vacina. O cálculo também leva em conta um índice de 5% de perda técnica.
O governo estadual informou que os seguintes grupos serão vacinados até o fim do 1º semestre de 2021:
Primeira fase
Trabalhadores da saúde;
Idosos a partir dos 75 anos de idade;
Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas;
População indígena.
Segunda fase
Pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase
Pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.